quinta-feira, 17 de março de 2011

Reorganização da rede escolar do 1ºCEB no Concelho de Viseu

O plano de reorganização da rede escolar no qual se prevê o encerramento, a nível nacional, de 654 escolas do 1ºCEB voltou a estar novamente na agenda política do governo.
No que diz respeito ao encerramento de escolas do 1ºCEB, constatámos através das informações prestadas pelo governo e veiculadas na imprensa nacional e local, que o concelho de Viseu será um dos mais penalizados, uma vez que, está previsto o encerramento de 20 escolas do 1ºCEB, designadamente aquelas que tenham menos de 20 alunos.
Para as aldeias o fecho da escola representa a perda daquela que em tempos era, a par da Igreja, um dos principais pólos de instrução e de cultura locais. Neste sentido, as aldeias do interior são cada vez mais lugares de belas paisagens, com uma produção agrícola quase inexistente e onde uma população envelhecida e, muitas vezes, empobrecida e com pouca saúde teima em resistir.
Podemos afirmar que esta política governativa está a contribuir a passos acelerados para a desertificação das aldeias do interior, retirando-lhes escolas que ainda ostentam boas condições de funcionamento, todas elas, no caso do Concelho de Viseu, dotadas de equipamento multimédia, onde se destaca a recente colocação de quadros interactivos e acesso à Internet e onde os alunos têm igualmente a oportunidade de frequentar, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular, aulas de Inglês, Expressões Artísticas e Actividade Físico-Desportiva.
Para além disso, algumas destas escolas foram alvo de obras de melhoramento e agora preparam-se para encerrar portas no final do presente ano lectivo sem que se vislumbrem, no caso do Concelho de Viseu, alternativas significativamente melhores. Com efeito, é necessário que a transição de todos os alunos do 1ºCEB seja efectuada adequadamente, pois o Concelho de Viseu ainda carece de infra-estruturas educativas cruciais no caso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais com elevado grau de dependência, verificando-se a inexistência, ao nível do 1ºCEB, de uma Unidade de Multideficiência, à semelhança do que já acontece em Concelhos como Tondela, Sátão ou Santa Comba Dão.  
A Comissão Política Concelhia do CDS-PP acompanhará este processo com a maior atenção, pugnando para que sejam encontradas soluções justas e adequadas a cada caso, zelando, deste modo, para que sejam salvaguardadas as melhores condições para a realização do processo de ensino/aprendizagem de todas as crianças deste Concelho.

NOTA: notícia publicada no Diário de Viseu

Sem comentários:

Enviar um comentário