A Comissão Política Concelhia de Viseu do CDS-PP acompanhou, no dia 01/02/2011, a visita do líder nacional do partido, Dr. Paulo Portas, e do Deputado eleito pelo Distrito de Viseu, Hélder Amaral, à Escola Básica Grão Vasco, a convite da Associação de Pais, e à Escola Secundária Alves Martins onde assinou o Livro de Honra.
Duas escolas de referência em Viseu, mas, neste momento, os contrastes são gritantes, no que concerne à qualidade dos espaços físicos internos e externos. Perdoem-nos a metáfora, talvez um pouco agressiva, mas sair da Escola Grão Vasco e entrar na Alves Martins é como «viajar do inferno ao céu».
No «Liceu», após a intervenção realizada no ano transacto, pela Parque Escolar, apraz-nos registar que as instalações são óptimas, estando geradas todas as condições necessárias para que se possam desenvolver todas as actividades inerentes ao processo de ensino / aprendizagem. Escola de referência na cidade, tendo sempre um contingente significativo de alunos a obter uma classificação suficiente para entrar em Medicina, junta agora à qualidade dos seus recursos humanos e dos seus alunos espaços físicos remodelados, modernos e propiciadores de qualidade de vida à comunidade educativa.
O toque a rebate soou na Escola Básica Grão Vasco! Verificou-se que as condições físicas estão longe de proporcionar as condições e o conforto desejado aos alunos, corpo docente e assistentes operacionais que ali realizam as suas aprendizagens e desenvolvem o seu trabalho. Não é aceitável que professores e alunos tenham de ensinar e aprender em espaços que estão ultrapassados e desgastados pelo tempo e pelo uso. Casas de banho praticamente destruídas, balneários obsoletos que não permitem as condições mínimas de privacidade e higiene, algumas salas de aula «assustadoras» e recinto exterior inapropriado ao desenvolvimento de actividades lúdicas e desportivas.
O CDS-PP ficou bastante sensibilizado pela falta de condições existentes na Escola dos 2º e 3º Ciclos de Grão Vasco, mas realça, de modo muito positivo, a perseverança e esforço de todos aqueles que ali trabalham e que tão bons resultados têm obtido.
Escola de Referência para a Intervenção Precoce na Infância e para a Educação de Alunos Cegos e com Baixa Visão, obteve uma classificação de excelência, tendo atingido a classificação de Muito Bom em todos os parâmetros avaliados.
Neste sentido, os dirigentes do CDS PP alertarão os órgãos institucionais competentes para a realidade de uma escola que carece, de modo tão evidente, de uma requalificação profunda e não de obras de fachada ou meras operações de cosmética.
Sem comentários:
Enviar um comentário