sexta-feira, 22 de julho de 2011

Criação de respostas educativas diferenciadas: por uma escola de qualidade, rigor e inclusão

Concluído o ano lectivo, é tempo de balanço, de férias e de descanso para alguns alunos, enquanto outros ainda estudam para se prepararem para os exames. Por outro lado, há crianças que estão a frequentar programas de férias, organizados por entidades públicas ou privadas, uma vez que os pais trabalham e não têm, na maior parte das vezes, com quem deixar os seus filhos.
Nas escolas públicas é tempo de organizar e preparar o próximo ano lectivo, os professores estão em reuniões para que o ano lectivo vindouro se inicie sem sobressaltos e com serenidade.
 Viseu terá, no próximo ano lectivo, dois novos estabelecimentos de ensino a funcionar: os Centros Educativos de Rio de Loba e de Santo Estevão. Nestes estabelecimentos irão funcionar salas destinadas a Jardim-de-Infância e também para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Estas escolas são espaços modernos, amplos, construídos de raiz e que visam colmatar as necessidades educativas existentes nessas freguesias, fruto do alargamento e do desenvolvimento que a cidade de Viseu tem vindo a registar na última década.  
No entanto, enquanto força política defensora de uma escola pública promotora da qualidade de ensino, do rigor e da inclusão, constatámos com desagrado que nenhum destes modernos espaços possui instalações específicas destinadas a acolher alunos que apresentem graves problemas ao nível do seu desenvolvimento. Na verdade, numa cidade que se preocupa em incluir aqueles que são diferentes não tem existido a preocupação de dar resposta a alunos com graves dependências nos domínios cognitivo e motor, designados por crianças multideficientes. Estes apresentam elevado grau de dependência e como tal necessitam de respostas educativas especializadas, havendo necessidade do seu processo de aprendizagem decorrer em salas específicas destinadas a esse efeito.
É com este espírito de alerta que constatámos que outros concelhos pertencentes ao distrito de Viseu já possuem esta resposta educativa altamente especializada e absolutamente necessária para crianças com tão elevado grau de comprometimento e de dependência.
Urge, portanto, criar em Viseu uma sala adaptada para estas crianças, é uma necessidade absolutamente inadiável e indispensável, pois tanto estas crianças como as suas famílias têm esse direito, mas para tal é necessário que a autarquia viseense e os responsáveis do Ministério da Educação encetem, com a maior brevidade possível, o diálogo, e que deste saiam consensos e respostas capazes de solucionar adequadamente o problema destas crianças e respectivas famílias.
É na defesa de uma educação de qualidade, de rigor e inclusiva, que a Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Viseu fará chegar este alerta aos órgãos políticos locais nos quais possui representação.


Viseu, 13 de Julho de 2011
A Comissão Política Concelhia do CDS-PP

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