terça-feira, 23 de novembro de 2010

As famílias estão em risco!

Hoje, mais do que nunca, o conceito de Família está em mutação. No entanto, esta ainda é o melhor “porto de abrigo” que conhecemos, especialmente no que concerne às crianças.
O contexto familiar é o melhor lugar de residência possível, incluindo alguns casos de famílias com graves problemas. Muitas são as razões que vão ao encontro da permanência das crianças no seio da família, já que numerosos estudos indicam que nenhum centro alternativo ou instituição, gera tantos estímulos e relações como as que se produzem no seio da família.   
É na rede familiar que se encontram as respostas às dificuldades crescentes que a vida acarreta.
O Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, lançou, num encontro com a Associação Comercial do Distrito de Viseu, o alerta: «A família que começa a ser totalmente desestruturada, que praticamente não tem horas de conversa, não tem horas de lazer, para a cultura (…)». Partilhamos a preocupação do senhor Bispo e estamos certos de que urge a mudança de paradigma.        
Actualmente, o apelo ao consumo é fortíssimo e funciona como uma injecção de factores de risco nas famílias. O endividamento tem aqui mais um aliado de peso. A negligência, em relação às crianças, «A maior problemática em termos sociais, no distrito de Viseu» (Afirmação da Secretária Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, após reunião com as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens no Governo Civil), poderá também crescer, assim como se multiplicarão os casos de famílias multiproblemáticas.  

A Concelhia de Viseu do CDS PP está preocupada com estas questões e chama a atenção para a importância da família, como um dos alicerces nucleares de uma sociedade mais solidária, mais justa e mais equilibrada. Preocupa-nos sobremaneira o futuro das famílias portuguesas. O caminho a trilhar é o do corte nos abonos de família, nos apoios sociais e no tempo para a família se encontrar consigo própria? Não nos parece!    
Muitas crianças passam pouco tempo com os progenitores, fruto das suas vidas profissionais e dos horários cada vez mais «inflexíveis» e desencontrados, especialmente quando há turnos a cumprir. É louvável o trabalho executado pela Escola e pelas IPSS no que concerne à educação das crianças e jovens. Mas, deverão estas instituições substituir totalmente os pais na tarefa de educar? Não nos parece! 
Infelizmente, as políticas levadas a cabo nos últimos anos estão a contribuir, em larga escala, para a destruição das famílias e consequentemente para a hipoteca do futuro das crianças do nosso país.        

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Gente Que Conta - Entrevista a Paulo Portas

Entrevista de Paulo Portas ao DN (14/11/2010)


«(...) muito lucidamente, em Junho deste ano, quando ainda havia período de dissolução, quando ainda era possível apresentar moções de censura, lembra-se de que eu disse ao primeiro-ministro "saia"?(...)»

Para ler toda a entrevista, por favor, clique aqui...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O icebergue será todo descoberto?

Na semana que passou, os viseenses foram confrontados com uma lamentável notícia: «Câmara de Viseu pode ter sido lesada em milhares de euros».
De acordo com a imprensa escrita, o funcionário em questão, a trabalhar na autarquia há mais de uma década, poderá ter lesado os cofres do município em aproximadamente 100 000 euros.
Todavia, a Concelhia de Viseu do CDS PP fica especialmente preocupada e apreensiva com a afirmação do Dr. Ruas: «Esta há-de ser a ponta do icebergue». Estará a referir-se ao facto de poder haver mais actos ilícitos cometidos pelo funcionário em questão? O «corpo do icebergue» poderá ser constituído pelo envolvimento de mais funcionários? Seria o funcionário apenas um elo de ligação de uma «rede de favores», como é sugerido no Diário de Notícias, «que permitia a solicitadores, empreiteiros e outros profissionais, que tinham relações administrativas com o município, resolver e ultrapassar obstáculos»?
A abertura de uma sindicância, para que possa ser apurado o montante em que a autarquia terá sido lesada, e o comunicado ao Ministério Público fazem-nos acreditar que a investigação e a justiça responderão às questões enunciadas. Deve ser também sublinhada a atitude positiva do Dr. Fernando Ruas ao seguir os trâmites, anteriormente enunciados. 
Logicamente, até prova em contrário, todos merecem a presunção da inocência. Desejamos que toda a verdade venha à tona e se condenem os presumíveis culpados ou se ilibem os inocentes.  
Estaremos atentos! 

CONCELHIA ESTÁ ATENTA À CÂMARA DE VISEU


Pode ler na página 6 do Diário de Viseu o comunicado da Concelhia relativo ao caso do funcionário

da Câmara que terá lesado a autarquia numa centena de milhar de euros.  

domingo, 7 de novembro de 2010

Economia - CDS vai apresentar propostas para tornar o O.E. "mais justo" - RTP Noticias, Vídeo

Propostas do CDS para tornar o Orçamento de Estado mais justo

 É possível fazer mais cortes em "despesas supérfluas".

  • As propostas incidirão nas áreas que se seguem:
  1.  Manutenção do abono nas famílias com rendimentos modestos ou baixos,
  2. O IVA das instituições sociais,
  3. A garantia de utilização de todos os fundos comunitários para a agricultura,
  4. A continuação dos contratos com o ensino particular,
  5. A actualização ao nível da inflação das pensões mais baixas.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CDS-PP preocupado com insegurança na cidade

Foto: Nuno Ferreira

A Comissão Política Concelhia do CDS-PP diz-se preocupada com a recente onda de assaltos e actos de vandalismo na cidade e na periferia, factos que por si só poderão inverter a tendência de diminuição de participações criminais previstas para este ano. Recorde-se que o distrito ficara, em 2009, em segundo lugar no que diz respeito ao aumento da criminalidade, de acordo com o relatório anual de segurança interna. Em comunicado, os dirigentes 'populares' entendem que "esta onda de criminalidade poderá ser sinónima de inversão da evolução positiva que se vinha registando no que concerne aos números da criminalidade em Viseu". E deixa um alerta: "Se a estes dados recentes associarmos a crise económica, o aumento do desemprego, a precariedade laboral e a diminuição do poder de compra das famílias haverá uma forte probabilidade para o aumento da insegurança". O CDS-PP regista as diligências que deputado Hélder Amaral tem feito nesta matéria, nas quais se inclui a busca de soluções, junto do Ministério da Administração Interna, para melhorar a segurança em Viseu. A terminar, a concelhia 'popular' retira qualquer dramatismo à situação. "Pese embora os acontecimentos recentes nos devam preocupar, a nossa cidade é segura, fruto do empenhamento que as forças policiais colocam no desempenho das suas funções", conclui.  

FONTE DA NOTÍCIA: DIÁRIO DE VISEU

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Modelo Errado



«João Almeida critica o facto de PS e PSD não terem aceite fazer alterações mais profundas nas subvenções partidárias e de estarem errados ao insistirem num modelo de campanhas eleitorais esbanjadoras que só contribuem para o descrédito da política e não para o esclarecimento dos portugueses.»

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Concelhia de Viseu - Jantar de Lamego - Volta das bases


A Concelhia de Viseu esteve representada em LAMEGO, na tomada de posse das Concelhias de Lamego, Castro Daire e Tarouca.