sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Criação de respostas educativas diferenciadas: por uma escola de qualidade, rigor e inclusão​

Criação de respostas educativas diferenciadas: por uma escola de qualidade, rigor e inclusão
A Comissão Política Concelhia do CDS-PP tem estado particularmente atenta à criação de respostas educativas diferenciadas e de elevada qualidade para crianças e jovens com multideficiência.
Foi por entender que no Concelho de Viseu faltava uma Unidade de Apoio Especializado, para a educação de alunos com Multideficiência, que o CDS-PP alertou as entidades responsáveis, procurando obter junto destas as respostas e os esclarecimentos necessários.
Neste sentido, é com agrado que assinalamos as deligências por parte dos intervenientes directos neste processo, designadamente da Câmara Municipal de Viseu que se revelou bastante receptiva à criação deste tipo de resposta educativa.
Constatámos igualmente, com enorme satisfação, que o Ministério da Educação, através da Direcção Regional de Educação do Centro, despachou recentemente e de modo favorável a criação da Unidade de Apoio Especializado para a educação de alunos com Multideficiência de Vil de Soito.
É de enaltecer a celeridade com que a autarquia viseense e DREC resolveram este processo, colocando no patamar mais elevado o bem-estar destas crianças e respectivas famílias, que assim ficam mais tranquilas quanto ao início do próximo ano lectivo.
Neste sentido, resta agora que cada um dos intervenientes desempenhe bem o seu papel, pois, é indispensável que a Câmara Municipal assuma as responsabilidades na adaptação dos espaços que é necessário efectuar na Escola do 1ºCEB de Tondelinha para que estas crianças possam usufruir de um espaço educativo condigno e verdadeiramente adaptado às suas necessidades.
Importa ainda que ambos os intervenientes continuem a congregar esforços no sentido de assegurarem a afectação de recursos humanos (docentes de Educação Especial, terapeutas, assistentes operacionais…) e materiais necessários para que tudo esteja a funcionar na sua plenitude no início do próximo ano lectivo.
Continuamos a advogar uma política de causas e congratulamo-nos pelo facto de uma escola do Concelho Viseu passar brevemente a contar com uma infra-estrutura indispensável para uma educação de qualidade e promotora de inclusão.


Viseu, 30 de Julho de 2011
A Comissão Política Concelhia de Viseu do CDS-PP